Notícias

Como conscientizar as crianças de 3 à 5 anos sobre finanças09.03.15

Estabelecendo metas financeiras

FINANCAS3

Estabelecer metas financeiras é fundamental para aprender o valor do dinheiro e poupar. Seja qual for sua idade, se você não tem um objetivo, nunca saberá quando o atingiu, seja este economizar para comprar um carro novo, sapatos novos ou criar um fundo de pensão.

Para ler uma história inspiradora sobre o poder do estabelecimento de metas financeiras, visite www.mrmoneymustache.com. O Mr Money Mustache alcançou sua meta de se aposentar aos trinta anos ao adotar um estilo de vida cerca de 50% mais barato do que o de seus colegas, investindo o resto. Ele criou um blog para contar sua história: “…o país inteiro parecia ter o mesmo comportamento estranho: adotavam estilos de vida ridiculamente caros e achavam isso normal, e depois ficavam perplexos quando não tinham dinheiro sobrando para comprar sua própria liberdade”.

Quase tudo o que seu filho pede para comprar pode se tornar o objeto de uma meta financeira. A meta tem que ser realista, para que a criança não perca o interesse antes que ela seja atingida, mas estabelecer e atingir metas ajuda as crianças a aprenderem a ser responsáveis por suas próprias finanças.

Dos três aos cinco anos

FINANCAS4

Desde os três anos e, certamente, ao completarem cinco, você deve ensinar as crianças que elas devem esperar para comprar as coisas que realmente desejam. Isto se enquadra na importante lição financeira de entender a diferença entre querer algo e precisar de algo. Por exemplo, elas podem querer um tênis novo, mas precisam de sapatos novos para a escola.

Segundo Beth Kobliner, “este é um conceito difícil para pessoas de qualquer idade aprenderem”. No entanto, ela acredita que é fundamental ensinar as crianças que, se elas realmente querem alguma coisa, devem esperar e economizar para comprá-la. Ensinar essa lição cedo define um comportamento para a vida toda, e as crianças aprendem que ir a uma loja não significa necessariamente comprar alguma coisa.

Há uma série de atividades que você pode utilizar para ajudar a explicar esse conceito:
Quando seu filho ou filha estiver esperando por alguma coisa (por exemplo, sua vez de usar o balanço no parque), explique o quão importante é esperar pacientemente por algo que você deseja.
Defina três potes de dinheiro: um para economias, um para gastos e um para compartilhar. Sempre que ele(a) receber algum dinheiro, peça que o divida igualmente entre os três potes. Ele(a) deve usar o pote dos gastos em compras pequenas (mas apenas se tiver dinheiro suficiente!) e o pote das economias para compras maiores. O pote para compartilhar deve ser usado para qualquer causa que vocês considerem louvável.
Em relação ao pote das economias, você deve ajudar seu filho ou filha a estabelecer uma meta para comprar algo que ele(a) realmente queira. É importante que não seja algo muito caro, que leve meses para juntar, pois o objetivo é que tenha sucesso. Sempre que o dinheiro for adicionado ao pote das economias, conte quanto dinheiro tem lá e diga quanto ainda falta para atingir a meta. É importante dizer também quanto tempo isso deve levar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja todas as Notícias

Aluno on-line

Faça seu login

Comunicados

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Vídeos

Veja todos os Vídeos

Facebook

Twitter