Notícias

ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE: O tripé que sustenta uma sociedade equilibrada.18.05.15

 A causalidade está presente na vida, seja ela consciente ou inconsciente. Dessa forma, há uma causa tanto para um dia de chuva, como para um dia de sol, assim como existe também um motivo para a alegria e outro para o sofrimento.

Qual seria, então, a causa da evolução do homem na Terra? Construir o conhecimento e desenvolver a inteligência para vencer os desafios inerentes à sua sobrevivência seria uma resposta plausível.

Um bebê humano, mesmo ainda na vida intrauterina, já tem uma série de desafios para vencer. O primeiro é nascer, em seguida, alimentar-se, falar, andar, estudar. Conforme os obstáculos são vencidos, haverá um dia em que a criança necessitará afastar-se da sua família, para construir-se a si mesma Escola, família e comunidade: o tripé que sustenta uma sociedade equilibrada como um ser humano livre. Aos dois anos de idade, em média, a criança inicia a sua linguagem falada e também executa os seus primeiros passos. Inicia assim a grande caminhada para a construção da sua própria personalidade, da sua vida.

A escola será o lugar onde a criança dará continuidade à sua aprendizagem, que iniciou na sua família, e ingressará numa nova comunidade, já que educação pode ser compreendida como a inserção da criança numa determinada cultura. Há um princípio inerente a todo ser humano que anuncia: a tendência é sempre voltar a percorrer o caminho que levou a um lugar agradável. Caso contrário, evita-se voltar àquele lugar. Portanto, volta-se àquela loja onde se foi bem atendido e retorna-se àquele restaurante com sabor do alimento e atendimento agradáveis. A escola deve ser então um lugar agradável para a criança, para que o desejo seja o de a ela retornar diariamente. Precisa ser um local de diálogo, de contingências favoráveis para aprender, de paz, de relações afetivas que favoreçam o contínuo e interminável caminho da construção do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência.

Com base nesse princípio, a escola, a família e a comunidade formam o tripé que sustentam uma sociedade em equilíbrio. Se o desejo for o de formar uma sociedade na qual seja prazeroso e seguro viver, estruture-se, então, a família como berço de formação humana; aprimore-se permanentemente a escola como um lugar de construção de seres humanos éticos e cultive-se uma comunidade solidária que respeite as individualidades, com o consumo moderado e a cultura de paz sendo promovida.

Ivo Carraro
Professor, Psicólogo e coordenador de
atendimento ao aluno do Curso Positivo
<carraro@positivo.com.br>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja todos

Aluno on-line

Faça seu login

Comunicados

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Vídeos

Veja todos os Vídeos

Facebook

Twitter