Notícias

Pais, provas e estudo.03.06.15

Sabemos que o período de Avaliações Bimestrais se aproxima e é importante redobrar a atenção em relação aos estudos de nossas crianças, Talvez elas tenham que estudar um pouco mais em época de provas, mas é possível estar por dentro da matéria sem ter que passar horas em cima dos cadernos! O que importa é a qualidade do estudo e não a quantidade.

Aqui vão algumas dicas de como você pode ensinar o seu filho a como estudar e assim colaborar para o crescimento e desenvolvimento infantil.

-Organização: Tenha um caderno ou uma pasta para cada matéria, assim ele poderá manter juntas todas as atividades que já foram feitas para aquela disciplina. Você ainda pode separar aquilo que já foi corrigido pelo professor no final da pasta, e no começo aqueles que devem ainda ser entregues para correção. Mantenha esse material acessível para consulta durante todo o ano letivo, ele ainda será necessário!

-Preparar o que for estudar: Uma semana antes da prova, a criança deve perguntar para o professor que tópicos que vão cair na prova, geralmente os professores vão dizer exatamente o que ele precisa saber e onde ele consegue encontrar isso, peça que seu filho anote tudo o que o professor disser!

-Provas: Ajude o seu filho a resolver os problemas de exercício do livro, se ele conseguir resolver estes problemas, significa que ele entendeu como funciona a atividade, e provavelmente vai conseguir fazer na prova também. Peça também que ele refaça os exercícios que errou na primeira vez e caso ainda não entenda alguma atividade, que peça para o professor explicar. Peça para o seu filho fazer os exercícios no final da unidade ou do capítulo do livro. É possível que ele se depare com as mesmas perguntas na prova! Livros didáticos costumam vir com as respostas anexadas ao final do livro, dessa maneira ele pode checar se acertou.

-Uma ajudinha extra: Mostre para o seu filho que você está sempre disposto a ajudá-lo a estudar, dê um espaço para que ele tente por si mesmo primeiro, mas tente procurar por respostas e soluções junto com ele quando não conseguir fazer sozinho, isso o incentivará a estudar e ao invés de ficar frustrado com algo que não entende ele poderá contar com você para apoiá-lo e tentar encontrar uma resposta juntos.

-Rever, organizar e reescrever as anotações: Reescrever alguns tópicos importantes pode ser uma boa maneira de memorizar, para isso seu filho pode rever todas as anotações que ele fez durante as aulas e reescrever as mais importantes em uma folha avulsa que ele possa facilmente carregar para reler no ônibus ou no intervalo por exemplo.

-Memorizar: Você verá que depois de fazer todos esses passos seu filho conseguirá lembrar de muito mais informações do que sem eles. E será um conhecimento mais profundo do que a simples “decoreba”. A memória funciona de maneiras diferentes para cada pessoa, por isso é muito importante que o seu filho teste diversas maneiras de estudar e que opte por aquela que é mais fácil para ele aprender. Também é importante que ele se sinta confortável ao estudar, pois uma das características do cérebro humano é que ele não funciona da mesma maneira sob estresse. Se a criança se sentir ameaçada será contra produtivo tentar estudar, pois o cérebro não permitirá que ela aprenda.

Assim para que a criança possa aprender é importante que ela se sinta confortável e, na medida do possível, que proporcionemos um ambiente tranquilo e agradável para estudar e aprender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja todos

Aluno on-line

Faça seu login

Comunicados

janeiro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Vídeos

Veja todos os Vídeos

Facebook

Twitter