Como entrevistar alguém em inglês?11.02.15
Um dos maiores desafios dos professores de Língua Estrangeira é trabalhar o texto oral com os alunos. Por não praticarem sempre, muitos têm dificuldade em falar inglês e compreender o que ouvem. Para mudar isso, é preciso propor situações verdadeiras de uso do idioma, com atividades de escuta (listening) e fala (speaking). Nesse sentido, utilizar o gênero entrevista é uma boa estratégia, como fez a docente Ana Virgínia Souza, da EE Saturnino de Brito, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife.
A educadora atua no Núcleo de Estudo de Línguas da escola, que oferece aulas no contraturno para os alunos interessados em aprofundar o aprendizado do inglês, e identificou que eles não se sentiam seguros para se expressar no idioma. Por isso, elaborou uma sequência didática sobre informações pessoais (personal information) e levou para a sala falantes da língua para serem entrevistados pela garotada do 9º ano. “Isso concretiza o ensino dessa disciplina, pois a experiência torna-se sólida”, afirma Sandra Baumel, diretora da Target Idiomas, em São Paulo.
Conversar com outros interlocutores possibilita aos estudantes ter contato com variantes do inglês e velocidades de fala diferentes daquelas com que estão acostumados – como a do professor e a dos colegas. Assim, eles desenvolvem a compreensão e a comunicação oral, já que também têm de ser entendidos pelo convidado. Além disso, a proposta amplia o vocabulário e o conhecimento da gramática relacionada ao gênero e mostra que a língua é uma forma de acessar novas informações.





Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.