Vestibular X Exercício Físico.21.05.15
“Estudar, estudar e estudar”. Essa é verdadeiramente uma rotina comum e tradicional na vida de qualquer vestibulando. Mas, como tornar essa rotina um pouco menos estressante e, ainda por cima, ter um rendimento melhor? Simples. Incluindo exercícios físicos regulares no seu dia a dia. Além de contribuir para as relações sociais, melhorando inclusive o humor e a tolerância, o exercício físico sempre está relacionado à saúde, tanto física como mental. A sensação de bem-estar ocasionada pela prática de atividade física vai além do senso comum, pois durante uma atividade física regular, e depois dela, ocorre a liberação de endorfina, um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo, na glândula hipófise, que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando a sensação de bem-estar e de prazer. Por isso, a endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade, o que para um vestibulando que passa por momentos de pressão, tensão, incertezas e ansiedade, torna-se conveniente e indicado.
Quer mais um motivo para começar já a se exercitar? Então lá vai: alguns estudos mostram que o praticante de exercícios físicos regulares tem capacidade maior de memória, reflexos mais apurados e maior concentração. Outros estudos afirmam que a atividade física moderada não só reduz os níveis de estresse, como já vimos, como também contribui para a diminuição de cortisol, hormônio que, em grande quantidade no sangue, pode causar dificuldade de aprendizado e a falta de memória.
O que não podemos esquecer é que durante esse período pré-vestibular, os exercícios físicos devem ter um foco na saúde e não na estética. Exercícios muito intensos e com foco somente na performance podem causar o efeito contrário ao desejado, ou seja, em vez de estimular e dar mais disposição e sensação de bem-estar, pode acabar ocasionando o cansaço, o estresse, a fadiga e ainda o aparecimento de algum tipo de lesão devido ao esforço muito intenso e repetitivo.
As atividades mais recomendadas primeiramente tem que estar vinculadas ao que se gosta de fazer e dá prazer ao executar. Jogar futebol com os amigos pode, sim, ajudar tanto no lado físico como no social, bem como no cognitivo. Caminhar e pedalar também são indicados, pois além do exercício físico em si, há uma mudança no ambiente. O fato de sair de dentro da sala de aula, do quarto ou da biblioteca contribui para perceber que um parque, um bosque, uma ciclovia podem contribuir de forma significativa para essa sensação de bem-estar.
Outra opção para quem ainda está no Ensino Médio é participar de forma ativa das aulas de Educação Física. Embora não tendo regularidade na questão de frequência semanal, as aulas e as atividades podem estimular e contribuir para que o aluno crie momentos de lazer, descontração e saúde, que certamente farão a diferença na hora do vestibular. “





Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.